Tv Cidade Canal 19 - Afiliada a Tv Brasil


Go to content

Diretor Tv Cidade

ROOSEVELT ANTONIO DE ROSA



Filho de Roque de Rosa e Maria Aparecida de Rosa. Nasceu em Poços de Caldas – MG, no dia 07/07/1956. Irmão de Ronald, Robson, Roni e Ronei. É pai de Richard, (vereador de Ibitinga entre 2009 e 2012), Roosevelt Junior (dentista), Roque Neto e Igor Felício de Rosa (estudantes). Chegou a Ibitinga com sua família em 1964. Ainda criança, estudou na Escola Primaria Cacilda Caldas Cruz. Fez o ginásio e o colégio na Escola Estadual de 1º e 2º grau e Normal de Ibitinga, hoje denominada Escola Victor Maida. Simultaneamente ao colegial da Escola Victor Maida, cursou também na mesma época o curso de Contabilidade da Escola Benedito Teixeira de Macedo, também conhecida como Escola de Comercio. Posteriormente concluiu o Curso de Nível Superior de Administração de Empresas nas Faculdades ITE Instituição Toledo de Ensino de Bauru e FACEP Faculdade Centro Paulista de Ibitinga. Tem também o Curso de Especialização em Finanças e Marketing. É Jornalista com carteira profissional registrada no Ministério do Trabalho, devidamente legalizada. Foi Professor durante 25 anos da Escola Benedito Teixeira de Macedo, ministrando aulas nas disciplinas de economia, organização empresarial, administração entre outras. É comunicador e apresentador de radio desde os seus 14 anos sendo líder de audiência em todos os horários em que apresenta programas. É diretor da Televisão Educativa Cidade de Ibitinga desde o ano 2000, onde também é apresentador.
Ingressou na vida política em 1982 como vereador (Arena), e foi um dos mais votados da Comarca, cujo mandato foi de 06 anos, ou seja, até 1988. Recandidatou-se a vereador neste mesmo ano (PL) e foi o vereador mais votado da cidade. Foi Presidente da Câmara Municipal de Ibitinga no biênio 1989 e 1990. Como Presidente, 0 junto com uma comissão especifica de vereadores elaborou, promulgou e sancionou a Lei Orgânica do Município de Ibitinga. Junto com a comissão elaborou também o Regimento Interno da Câmara Municipal local. Como vereador conseguiu aprovar vários projetos importantes para a população como, por exemplo, acabar com a fila de aposentados em agencias bancárias, na época não existia esse beneficio que é comum nos dias de hoje.
A convite do então Governador do Estado de São Paulo Luiz Antonio Fleury e do Ex-governador Orestes Quercia, em 1990 filiou-se ao PMDB, cuja ficha de filiação foi abonada e assinada por Fleury e Quercia.
Foi Prefeito Municipal da Estância Turística de Ibitinga no período de 1997 a 2000. Foi o homem mais votado em toda história de Ibitinga até os dias de hoje. Conseguiu obter 85% dos votos válidos. Foi um dos candidatos mais votados proporcionalmente em todo o Brasil. Como prefeito conseguiu realizar vários sonhos dos Ibitinguenses, entre eles construiu quase 2.000 casa populares, 06 novos bairros populares, entre eles: Jardim Pacola, Angelo de Rosa, Santa Clara, Nova Ibitinga, Jardim Felicidade e parte do Jardim Natalia. Já existia a Vila dos bancários, mas era totalmente ilegal e sem nenhuma infraestrutura. Roosevelt, então prefeito, trabalhou eficazmente e conseguiu legalizar todos os terrenos daquela vila e colocar a Vila dos Bancários no Mapa urbano da Cidade de Ibitinga, porque até então, nem no Mapa constava. Oficializou os nomes das ruas daquele bairro, dando a aquele povo, condições descentes de moradia. Implantou lá, asfalto, esgoto, encanamento de água, galeria de águas pluviais e construiu um grande reservatório d´gua Foi o pioneiro em conquistar faculdades para Ibitinga: FAIBI (gratuita – municipal) e FACEP. Construiu varias escolas e creches, inclusive a Escola Sandra Refina Sivieiro. Conquistou para Ibitinga a Unidade do Corpo de Bombeiros Estadual. Implantou a Agencia do INSS. Modernizou a cidade com novas praças, avenidas, imagem do Cristo Redentor, asfaltou 200 mil metros quadrados de ruas e avenidas, entre elas construiu grande trecho da segunda pista da Avenida Engenheiro Ivanil Franscischini. Asfaltou o Jardim Morumbi, Nações Unidas, Pacola, Ângelo de Rosa, Santa Clara e toda região periférica da cidade. Concluiu a segunda pista da principal saída da cidade, Via Manoel Alves Lopes. Asfaltou o centro de Cambaratiba, implantou a Área Industrial naquele Distrito e levou melhorias e modernidade para aquela localidade.
Na cidade de Ibitinga, colocou toda infraestrutura na Área Industrial (abertura de ruas, água, esgoto, energia elétrica, etc...). Construiu várias quadras esportivas cobertas. Na área social, implantou inúmeros projetos que beneficiaram em muito as crianças e a população mais carente.
Foi o prefeito que modernizou e inovou totalmente a Feira do Bordado de Ibitinga, que até 1996 era realizada em condições humildes e precárias. Ampliou o espaço, implantando grandes shows, área de alimentação, lazer, parques e uma nova área com venda de produtos diversos, além do tradicional bordado. Conseguiu junto ao Governo a nova área do atual recinto da Feira do Bordado, com quase um alqueire, na região mais valorizada de Ibitinga e verba de R$ 500.000,00 para o inicio da construção.
Ampliou em 50% o centro de saúde principal na Avenida Dom Pedro II, com novos aparelhos e aumento no quadro de funcionários e profissionais da saúde. Conquistou o Posto de Saúde do Bairro Maria Luiza II, construiu o prédio do Bairro Ângelo de Rosa, Construiu o prédio onde funciona hoje o Centro de Zoonoses. Também no seu governo ampliou o atendimento a população mais carente com o fornecimento de mais consultas, mais especialidades medicas e doação de remédios.
Durante o período em que foi prefeito, foi à época em que Ibitinga mais cresceu territorialmente e populacionalmente. Quando entrou na prefeitura, Ibitinga possuía 36.000 habitantes, quatro anos após, quando deixou a prefeitura, Ibitinga já estava com 46.000 habitantes. Houve um crescimento populacional de quase 28%.
Hoje, 12 anos depois, Ibitinga conta com quase 54.000 habitantes.


Ibitinga, 10 DE JANEIRO DE 2013

Roosevelt Antonio de Rosa


Back to content | Back to main menu